“A Ana Faria é uma menina linda invisual que tem uma força de viver incrível” – palavras da Isabel Marisa Caetano.
“O essencial é invisível aos olhos – 2021 começou com o projeto que talvez seja o projeto da minha vida! O paraciclismo! Acompanhem este meu projeto que está a ser muito desafiante e que estou a adorar!” – palavras da Ana Faria.
A Ana faria, é uma jovem com 24 anos de idade, que já teve a felicidade de ter visão. Infelizmente, com o passar dos anos, perdeu-a ao ponto de só conseguir ter um resíduo visual, ou seja, só tem a percepção da claridade.
A Isabel Marisa Caetano, Madrinha da Escola BTT Matosinhos e uma atleta com um extenso palmarés, mesmo sendo actualmente mãe de uma criança com 4 anos, não a impediu de se juntar a um projecto de enorme nobreza.
Há 4 meses que a Isabel e a Ana andam juntas de bicicleta 2 em 1 (bicicleta Tandem).
Nas primeiras saídas, a Ana fez um desabafo que gostava muito de poder ir até ao Porto (á Ribeira) e tambem de poder ir á terra da sua mãe em Parada (Vila Conde) onde fez a infância a brincar com os primos e foi na comemoração dos dois primeiros meses de treino, que concretizaram estes dois sonhos.
“Hoje senti uma alegria imensa nela aquando se apercebeu que o sol rasgava nas nuvens e passava por baixo da Ponte Arrábida. Senti-me pequena diante de tal felicidade.” – palavras da Isabel Marisa Caetano – “tem sido bom tanto a nível de treino, como emocionalmente, bons momentos e ainda muitas aprendizagens.
A Ana já conseguiu fez os seus primeiros 100 Kms os seus primeiros 3 dígitos além disso. Também tirou e pôs o bidon na grade para beber água e para terminar estreou pés encaixados sem treino de adaptação. Não houve tempo para treino de técnica, mas como em todas as suas adaptações foi muito, muito fácil, incrível…!
A Ana tem suas limitações de não ver, mas faz tudo como se visse, ou seja, adapta-se muito bem a tudo.
Gosta de muito de aprender e principalmente gosta de treinar… e “sofrer” e inclusivamente está a ficar como os ciclistas – quer sempre mais e mais Kms nas pernas.
Gostamos muito da nossa actual bicicleta, gentilmente cedida pela Federação Portuguesa de Ciclismo e que sem esta cedência, não estaríamos juntas neste projeto; mas para evoluirmos mais, precisamos de uma bicicleta com uma geometria competitiva , mais leve e com outros andamentos .
Para isso estamos a tentar arranjar apoios para conseguir uma bicicleta com essas caracteristicas.”
Vejam um pequeno video protagonizado por estas duas imparáveis ciclistas:
Ao vermos esta força de vontade e alegria de viver mesmo nas adversidades tão injustas que a vida nos coloca, o Clube BTT Matosinhos não podia de forma alguma ficar indiferente a esta causa e fascinados com tal atitude. Por isso mesmo, unidos com todo o seu tecido humano (sócios, atletas, encarregados de educação e orgãos sociais) vamos ajudar nesta causa.
O objectivo é chegar aos € 1500 que é nada mais nada menos, que o valor em falta para conseguirem comprar essa bicicleta.
Com esta publicação, desejamos sensilizar igualmente quem nos segue.
Quem estiver disponivel a ajudar nesta causa, ou saber mais informações pode fazê-lo contactando o Clube BTT Matosinhos através do mail: geral@bttmatosinhos.com
Tal com o lema do nosso Clube, vamos todos juntos fazer com que a Ana e a Isabel tenham mais pedalada nas suas vidas!
Leave A Comment